sábado, 26 de setembro de 2009

Aracnídeos:o que são as peçonhas e como elas funcionam:

Peçonha é uma substância tóxica produzida e inoculada por aparato inoculatório presente no ser vivo produtor.Um exemplo é a peçonha de serpente.
A Peçonha é o nome dado a toxina que é usada como caça e defesa pela a maioria os aracnídeos como aranhas, abelhas, algumas cobras e etc, em geral alguns insetos que produzem a peçonha.

A produção da pérola nos bivalves:

Os bivalves têm capacidade de produzir pérolas, a produção da pérola é iniciada quando uma partícula estranha que é como um grão de areia penetra na concha.


Bibliografia:www.colegioweb.com.br/biologia/producao-de-perolas

sábado, 12 de setembro de 2009

Anelídeos:


São vermes com corpo segmentado, dividido em anéis. Vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre. São considerados os mais complexos dos vermes. Classificam-se em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos.

O grupo das minhocas representam os oligoquetas com poucas cerdas por anel.

Os poliquetas possuem muitas cerdas em cada anel. São carnívoros, as vezes canibais. Podem ser de movimentos livres ou sedentários. Têm um auto poder de regeneração, a reprodução é sexuada, embora algumas espécies sejam hermafroditas, possuem respiração branquial. Exemplo:sérpula e nereida.


E os hirudíneos nao possuem cerdas, apresentam ventosas que ajudam na fixação e na locomoção. Vivem em solo úmido ou em água doce. Exemplo: sanguessuga.




Bibliografia: http://www.sobiologia.com-br/conteudos/reinos2/anelídeos.php

Elefantíase:

A elefantíase ou filariose é uma doença crônica causada por um verme: a filária Wuchereria bancrofti, único agente na África e nas américas. Os outros agentes patogênicos sao a brugia malayi e a brugia timori.

Os primeiros sintomas costumam ser processos inflamatórios localizados nos vasos linfáticos, com febre, calafrio, dor de cabeça, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão ao longo do vaso linfático em diferentes regiões independentes de sua localização: o escroto, cordão espermático, mama, membros inferiores, e etc.
De 10 a 15% dos casos de filariose vão apresentar elefantíase, após 10 a 15 anos de infecção.

É transmitida através da picada das fêmeas dos mosquitos Anópheles, mansônia e cúlex.

A droga de escolha para o combate é a dietilcarbamazina. Em casos especícos de resistência ao tratamento, há a indicação de retirada cirúrgica do verme adulto.

Previne-se através de técnicas simples de higiene para pacientes com linfoedema evitando as infecções e combatendo o inseto transmissor.



Bibliografia:http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cg.lua.exe/sys/start.html?infoid=106&sid=8

Teníase:

Teníase é uma doença causada pela tênia(taenia solium e taenia saginata), encontrada em forma adulta no intestino delgado do homem.

Os sintomas da doença são:perda de peso, dores abdominais, falta de apetite, fraqueza, irritabilidade, diarréia e insônia.

O exame de fezes determina a presença de ovos e parasitas de taenia solium e saginata.

É transmitida pela ingestão de carnes bovinos ou suínas mal cozidos.

No tratamento da teníase são utilizados medicamentos orais, como a niclosamida.

Para a prevenção, algumas medidas básicas de higiene podem ser tomadas, como: lavar as mãos antes das refeições, após ir ao banheiro, cozinhar bem a carne bovina ou suína, lavar bem as frutas, as verduras e os legumes.

A cisticercose é uma das complicações da teníase, auto-infecção por ovos de tênias, podendo causar problemas visuais e neurológicas.



Bibliografia:http://www.alunosonline.com.br/biologia/teniase/

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A importância dos corais:


Os Corais são o maior centro de biodiversidade dos oceanos. Neles vivem várias espécies como: cnidários, as algas, as esponjas (poríferos), anelídeos, os moluscos, os crustáceos, os equinodermos e diversos tipos de peixes.

De cada quatro espécies marinhas, uma vive em ambientes recifais (incluindo 65% dos peixes). Exportam matéria orgânica e nitrogênio para suas zonas circundantes, aumentando a produtividade dessas águas. Consistem em um importante local de reprodução e crescimento juvenil para muitas espécies de peixes.

Muitas pessoas dependem deles para sua alimentação e geração de renda.

Os recifes de corais protegem as praias de erosão e ajudam a produzir areias finas que as tornem atraentes para o turismo





Bibliografia:http://www.ambientese.blogspot.com/